domingo, 24 de abril de 2011

Mestre é Mestre #4 - Charles Dana Gibson


Charles Dana Gibson (1867-1944).

No Mestre é Mestre #2, eu disse que ninguém desenhava elegância como J.C. Leyendecker.
Não quero me contradizer, mas este homem, Charles Dana Gibson também representa finesse de forma ímpar.

Na verdade, cada um tem seu mérito na história da ilustração.
Leyendecker(1874-1951) foi responsável por criar o 'homem', um homem na qual a sociedade se espelhava, um homem de requinte, bonito, bem-sucedido - esquema American Dream da galera.
Bem, antes disso, Charles Gibson criou a 'mulher' - a famosa Gibson Girl.
A mulher do início do século XX retratada por Gibson é além de linda, serena e confiante, capaz de superar qualquer problema que encontrasse seu caminho - vulgo, independente.

Homem do editorial, Charles trabalhou para as principais revistas da época, Harper's Weekly, Scribners, Collier's e LIFE, na qual ilustrou semanalmente por 30 anos.

Eu entrei em contato com o trabalho do Gibson ao ler o livro The Complete Pin-Ups do Gil Elvgren (Taschen) - ele aparecia listado com uma da influencias para o mestre Elvgren
Minha vida mudou.
Não somente pelo elevadíssimo padrão estético, mas há algo na técnica deste artista que que me instigava a refletir sobre meu processo construtivo.

Eu costumo errar muito durante o desenho, o cérebro constantemente revendo novas possibilidades e soluções. Eu sinto que ser negligente a estas novas idéias seria a pior atitude, tanto para mim como artista como para o desenho como leitura gráfica.

Tudo acontece muito rápido: acertos/respostas/erros/testes/finalização.
Eu gosto, porque garante geração intensa de idéias.
A obra enriquece, pois foi acrescida de elementos/decisões que vão garantir uma melhor leitura de imagem.
O principal é a mensagem - esse é o objetivo.

O Gibson com certeza devia ter o apelido de a "Pena mais rápida do Oeste", está tudo na gestualidade, continua e incessante.
É de chorar ver o que este homem fazia com apenas uma pena e nanquin.

Por tudo, obrigado tio Charles

Falei demais, esse cara me faz pensar.








Um comentário: