segunda-feira, 16 de maio de 2011

Editorial - Revista Sorria - Dia das Mães


Sketch
Detalhe
Ilustração

Final


Editorial para Revista Sorria - Maio.
Matéria de Dia das Mães - conta diferentes experiências de família.
Briefing pedia 4 situações: Mãe com vários filhos, mãe durante a gestação, mãe e filho de raças diferentes e avó com neto.

-
Magazine illustration - Revista Sorria.
The article described different expeiences related to mothers-day.
I was asked to draw a mom with many children, a grandmother and her grandson, a mom and son from different races and a pregnant mother.



sábado, 14 de maio de 2011

Sá-Ba-Do






"Five days you work
One whole day to play
Come on everybody, wear your rollerskates today
It's Saturday, Saturday"

De La Soul - A Roller Jam Named 'Saturdays


sexta-feira, 13 de maio de 2011

terça-feira, 10 de maio de 2011

Lyn Taitt & The Jets - Hold Me Tight (2005)



Álbum sensacional de 2005 prensado pela Trojan, traz todos os sucessos de Lyn Taitt & The Jets gravados entre 1965 - 1973. Aproveite!

Lyn Taitt (1934 San Fernando,Trinidad & Tobago - 2010 Montreal, Canadá).
Simplesmente as cordas do Rocksteady!

Em 1962 formou sua própria banda (agenciada por Byron Lee) e se mudou para Kingston.

Tocou guitarra para os maiores da música Jamaicana - Skatalites, Baba Brooks, Tommy McCook & The Supersonics - além de inúmeras sessions gravadas para os produtores Bunny Lee, Sir Coxsone Dodd (Studio One), Duke Reid (Treasure Isle) e Joe Gibbs (Amalgamated).

A banda The Jets, foi formada em 1966 e contava também com os incríveis Hopeton Lewis no vocal e Gladstone Anderson nos teclados.

Lynn morreu após luta conta contra o cancer em 2010 - Montreal, Canadá.

Download this and never regret!

sábado, 7 de maio de 2011

Dia das Mães



Fica um beijo para a minha, a quem devo tudo.
Te amo mãe.

-
Mothers day.
All the best for you mamas out there!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Editorial - Revista TAM Nas Nuvens

Ilustração


Aplicação


Ilustração que sai agora na Revista TAM Nas Nuves de Maio.
Matéria trata sobre uma uma festa que acontece em Nova York na cobertura de um
prédio, onde existe uma piscina e os convidados podem comprar sungas e bikinis em uma dessas vending machines.

-
Illustration for TAM Airlines Magazine,
The story is about a party that takes place on a fancy penthouse in New York - where they have vending machines with bathing suits.

terça-feira, 3 de maio de 2011

domingo, 1 de maio de 2011

You've Really Got A Hold On Me



Uma das melhores baladas da Motown.
Clássico de 1962.
Nesse momento inicial a banda de Smokey ainda se chamava apenas The Miracles.

-
One of the best songs ever!
Recorded in 1962.

sábado, 30 de abril de 2011

Sta. Tereza - Rio de Janeiro 2011



Fiz esse croquí em Janeiro, mas achei ele interessante e aí vaí.
Eterna Sta. Tereza, lar de miquinhos e fuliões.
Eu morei sete anos no Rio e sempre dá aquela saudade dos 40 graus, cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos.

-
Sta. Tereza - Rio de Janeiro. Found this one on an old sketchbook.
I lived 7 years in Rio during Architecture School - great city, that Rio.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mulher-de-sexta #11



Pena e pincel - nanquin (21 x 29,7 cm)

Soundtrack:
G. Love & The Special Sauce - 'Back Of The Bus'
Album: The Hustle (2004) - download here

-
Friday-gal #11
Pen and brush - ink (21 x 29,7 cm)

NABUNDA NADA - Leonardo Maciel



Meu melhor amigo, irmão e incrível cartunista, Leonardo Maciel estreou recentemente sua webcomic NABUNDA NADA!

O site estabelece um novo padrão na qualidade de um meio que o Brasil ainda está engatinhando.
Eu vejo que muitos webcomics brasileiros ainda pecam em arte ou argumento.
É preciso profissionalizar o webcomic no Brasil como é feito em outros lugares do mundo!

Então para quem curte uma linda arte-final com senso de humor ácido, Nabunda Nada é o seu lugar!
O site é atualizado 3 vezes por semana - segundas, quartas e sextas.
Ou seja - acervo não faltará!

Aquí, coloco a minha favorita até então:

(c) Leonardo Maciel

quarta-feira, 27 de abril de 2011

terça-feira, 26 de abril de 2011

Cenário





Sketch



Clique para ver maior
Click to enlarge


Sofro muita influencia de profissionais de cenário para animação. Especialmente os modernos da geração cinquintista como Eyvind Earle, Walt Peregoy, Jules Engel, Paul Julian, Bob MacIntosh, Lew Keller, Mary Blair.
Hoje em dia eu diria que meus background designers favoritos são Scott Willis, Dan Krall, Kevin Dart, William Wray e Drake Brodahl.
Vale a pena conferir o trabalho desses caras.

-
I dig creating backgrounds very much! I feel they add so much to the storytelling - actually, the background it self moves the hell out of me...
Work with animation is kinda hard in Brazil, but i'll keep trying to work at least in some projetcs as a background designer.

I have no doubt to put my favourite background designers on the same level as the masters of painting. It's solid , constructive, emotional, expressive - as a matter of fact, i preferer them.
The old-schoolers I've been influenced (or just envy the work) are Eyvind Earle, Walt Peregoy, Jules Engel, Paul Julian, Bob MacIntosh and Lew Keller, from cartoon modern (50's).
As for designers I check out nowadays, lets just say I would cut my left hand to paint and design like Scott Willis, Dan Krall, Kevin Dart, William Wray e Drake Brodahl.

domingo, 24 de abril de 2011

Mestre é Mestre #4 - Charles Dana Gibson


Charles Dana Gibson (1867-1944).

No Mestre é Mestre #2, eu disse que ninguém desenhava elegância como J.C. Leyendecker.
Não quero me contradizer, mas este homem, Charles Dana Gibson também representa finesse de forma ímpar.

Na verdade, cada um tem seu mérito na história da ilustração.
Leyendecker(1874-1951) foi responsável por criar o 'homem', um homem na qual a sociedade se espelhava, um homem de requinte, bonito, bem-sucedido - esquema American Dream da galera.
Bem, antes disso, Charles Gibson criou a 'mulher' - a famosa Gibson Girl.
A mulher do início do século XX retratada por Gibson é além de linda, serena e confiante, capaz de superar qualquer problema que encontrasse seu caminho - vulgo, independente.

Homem do editorial, Charles trabalhou para as principais revistas da época, Harper's Weekly, Scribners, Collier's e LIFE, na qual ilustrou semanalmente por 30 anos.

Eu entrei em contato com o trabalho do Gibson ao ler o livro The Complete Pin-Ups do Gil Elvgren (Taschen) - ele aparecia listado com uma da influencias para o mestre Elvgren
Minha vida mudou.
Não somente pelo elevadíssimo padrão estético, mas há algo na técnica deste artista que que me instigava a refletir sobre meu processo construtivo.

Eu costumo errar muito durante o desenho, o cérebro constantemente revendo novas possibilidades e soluções. Eu sinto que ser negligente a estas novas idéias seria a pior atitude, tanto para mim como artista como para o desenho como leitura gráfica.

Tudo acontece muito rápido: acertos/respostas/erros/testes/finalização.
Eu gosto, porque garante geração intensa de idéias.
A obra enriquece, pois foi acrescida de elementos/decisões que vão garantir uma melhor leitura de imagem.
O principal é a mensagem - esse é o objetivo.

O Gibson com certeza devia ter o apelido de a "Pena mais rápida do Oeste", está tudo na gestualidade, continua e incessante.
É de chorar ver o que este homem fazia com apenas uma pena e nanquin.

Por tudo, obrigado tio Charles

Falei demais, esse cara me faz pensar.








Tune


sábado, 23 de abril de 2011

Home alone - disc joking



Feriadão tá aí e eu to como um pinto no lixo!
Adiantando trabalho e fazendo muita coisa pra mim
Tem tres dias que to discotecando pra mim mesmo.
A vida é boa!
-

Big holiday here in Brazil.
Perfect to work and get some personal projects goin'.
I've been disc joking to myself for 3 now...life is good, oh brother!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Mulher-de-sexta #10



Sketch

Final


Mulher-de-sexta #10, dez gatinhas já se foram nessa gostosa brincadeira!

Coloquei uma espécie de três-passos: o croquí inicial, outro somente da figura da mulher e o final com cenário.
Sinceramente eu prefiro o segundo, tem algo no negativo que atrai.

Existe tempo para testes e existe tempo de saber que o trabalho está feito.
Um grande amigo meu, Ken'Ichi, uma vez me disse que no Japão existe pensamento/filosofia como: "A Arte de Saber Parar", eu sempre achei isso fascinante. Quanta sabedoria!

-

Friday-gal #10!

I like the version with no background better, something about the negative space...
But you know, if one's brain think of a solution while drawing I'd strong sugest him to try it right a away.

Although you cant push this testing period too far.
A good friend of mine Ken'Ichi once told me japanese people had some sort of philosophy like "To Know When To Stop", I was always fascinated by that.
What great knowledge lies behind this sentence!


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa - J.C. Leyendecker + Bernardo




Eu sempre achei essa cartaz de 1923 do J.C. Leyendecker (1874-1951) incrível!
Com a chegada do feriado, resolví fazer uma homenagem a um mestre com quem aprendo tanto.
Tem vezes que me pego olhando por horas os cabelos que ele pintava, tentando decifrar algo impossível de entender ... é desses artistas que ao contemplar suas obras, o peito aperta - e muito.

Para ver o trabalho original de Leyendecker clique aqui.
E uma sequência ótima de trabalhos dele nesse link.

-

Easter is here everyone!
Actually, I couldnt care less, buuuut
Since I love this piece from J.C. Leyendecker so much, I made an homage to a master whom I've learned so much from.

To check out Leyendecker original (and far more interesting) work go here.

sábado, 16 de abril de 2011

Train to Skaville



Hoje show do Skatalites em Sampa, só nao vai quem já morreu.
Rabisco rapidinho antes do show.

Skatalites are playing today in São Paulo! Hooray!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mulher-de-sexta #9








Mulher de sexta #9 tá se querendo toda na proa de um cruzeiro!
De vez em quando eu lembro de desligar o layer das linhas para ver como fica o fundo.
Acredito que se o desenho original for bom, a versão final se sustenta sozinha, mesmo, sem o próprio originador da obra.
Gostei mais dele sem a linha que com - mas coloquei os dois para comparação.

yeah yeah yeah this is friday gal number 9!
sometimes i feel the real deal is not to use the lines of the drawing.
so i try to see how the final thing would look like without the lines.
anyhooow.
i put both so we could compare...